EURO 2020: Primeira edição com Árbitro Assistente de Vídeo (VAR)

EURO 2020: Primeira edição com Árbitro Assistente de Vídeo (VAR)

EURO 2020: Primeira edição com Árbitro Assistente de Vídeo (VAR)

A Euro 2020 está em andamento a presença de Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) pela primeira vez. Mas essa não é a primeira competição em que este tipo de árbitro está presente, pois já está na Copa do Mundo desde 2018.

As decisões do VAR representaram vários momentos de grande drama na Rússia, três anos atrás, com as esperanças da detentora alemã frustradas na fase de grupos após o gol de Kim Young-gwon nos acréscimos pela Coreia do Sul, que foi inicialmente descartado por impedimento pelo juiz em campo.

Iago Aspas se beneficiou de uma intervenção de vídeo de último suspiro semelhante, já que seu gol foi considerado bom depois de uma revisão pelo VAR, quando a Espanha derrotou Marrocos e ficou com o primeiro lugar no grupo.

Ao longo dos 64 jogos da Copa do Mundo na Rússia, 455 incidentes foram verificados – uma média de 7,1 por jogo – com um total de 20 avaliações durante o torneio global.

Além disso, desde que a UEFA começou a usar o VAR em fevereiro de 2019, participou em 453 partidas até a final da Liga dos Campeões de 2021, com 139 decisões alteradas – uma em cada 3,25 partidas. A tecnologia, sem dúvida, tem um papel influente nesta, com momentos de indisciplina, mão na bola contencioso e vários apelos de pênaltis.

Como foram escolhidos os árbitros do Euro 2020?

Os critérios para a seleção de árbitros para o torneio foram os seguintes:

  1. Experiência de sediar um torneio internacional anterior, como Euro ou Copa do Mundo
  2. Ter histórico de arbitragem de jogos importantes da Liga dos Campeões e da Liga Europa
  3. Histórico no futebol nacional (desempenho em jogos, nível de disciplina, número de erros cometidos)
  4. Experiência de trabalho com assistência de vídeo no mercado interno
  5. Idiomas falados (um bom domínio de inglês é obrigatório)
  6. Capacidade de controlar os jogadores e explicar claramente as decisões
  7. Quantos árbitros da mesma nação já haviam selecionados

Quem serão os juízes de VAR da EURO 2020?

Quem serão os juízes de VAR da EURO 2020?
  • Andreas Ekberg (Suécia)
  • Anthony Taylor (Inglaterra)
  • Antonio Miguel Mateu Lahoz (Espanha)
  • Artur Manuel Ribeiro Soares Dias (Portugal)
  • Bjorn Kuipers (Holanda)
  • Carlos Del Cerro Grande (Espanha)
  • Clement Turpin (França)
  • Cüneyt Çakır (Turquia)
  • Daniel Siebert (Alemanha)
  • Daniele Orsato (Itália)
  • Danny Makkelie (Holanda)
  • Felix Brych (Alemanha)
  • Istvan Kovacs (Romênia)
  • Michael Oliver (Inglaterra)
  • Orel Grinfeeld (Israel)
  • Ovidiu Alin Hategan (Romênia)
  • Sergei Karasev (Rússia)
  • Slavko Vinčić (Eslovênia)

Onde estará a sala do VAR no Euro 2020?

Os 22 árbitros do jogo de vídeo vão ficar na sede da UEFA em Nyon, Suíça. Duas salas foram preparadas e os oficiais receberam um briefing abrangente antes do torneio.

Segundo Roberto Rosetti, presidente do Comitê de Arbitragem da UEFA: “Em cada um dos 51 jogos do EURO, o árbitro assistente de vídeo principal (VAR) será acompanhado por um árbitro assistente de vídeo assistente (AVAR) e um árbitro assistente de vídeo de impedimento. O VAR é o líder da equipa que irá ser o principal ponto de contacto com o árbitro, com a tarefa de focar os incidentes. O AVAR irá concentrar-se no acompanhamento do jogo, enquanto o VAR de impedimento avaliará todas as situações de impedimento potenciais. A equipa será acompanhada por três operadores, bem como um assistente de suporte VAR que atuará como coordenador. “

Em quais casos pode ser usado o VAR?

Sua principal tarefa é evitar erros de arbitragem que os árbitros podem cometer durante uma reunião. O sistema permite que você visualize replays de vídeo dos dados da situação e, com base nisso, tomar uma decisão. Durante as partidas, esse sistema é tratado pelos árbitros do VAR, que também têm contato por rádio com o árbitro principal da reunião.

O sistema de verificação de vídeo (VAR) só pode ser usado em certos casos durante a partida. Estes incluem:

  • As revisões limitam-se a expulsões diretas e não ao segundo cartão amarelo;
  • Bola fora de campo antes da jogada de pênalti
  • Bola fora do campo antes do gol (verificar se a bola saiu das quatro linhas ou não);
  • Cartão vermelho direto
  • Confusão de identidade
  • Falta ou impedimento antes da jogada de pênalti, cometido pela equipa atacante;
  • Gol(o)
  • Gol/não gol (verificar se a bola entrou inteira);
  • Infração da equipa atacante na jogada de criação do gol (qualquer falta não marcada);
  • Pênalti erroneamente assinalado ou não assinalado;
  • Posição de impedimento na jogada de criação do gol (somente no lance que gerou o gol);
  • Se o árbitro advertir com cartão amarelo ou expulsar um jogador erroneamente.
  • VAR observa uma falta de expulsão clara que não foi detectada pelo árbitro.

Novas regras do VAR para a Euro 2020

Além disso, a Euro 2020 viu a primeira oportunidade de ver as ‘Leis do Jogo’ 2021/22 IFAB (International Football Association Board) apresentado pelo presidente do Comitê de Arbitragem da UEFA, Roberto Rosetti.

As novas leis trouxeram a introdução dos mais recentes esclarecimentos sobre o handebol (ou a famosa bola na mão), bem como ações mais duras contra ações de segurar e empurrar na área de pênalti, atos de simulação, embates imprudentes, jogo sujo grave e dissidência, a incluir também a aglomeração ao redor do árbitro.

Desempenho VAR na EURO 2020 até agora

Na primeira etapa da EURO 2020, já tivemos 10 decisões que precisaram ser confirmadas ou revertidas pelo assistente de vídeo. Entre elas, 3 decisões levaram ao gol, com 4 anulações por impedimento. Ao total, foram marcados já 4 penalidades e 1 gol anulado por mão na bola.

Algumas decisões foram consideradas polêmicas, como no jogo Finlândia 0-2 Bélgica. Kevin De Bruyne entrou em embate com Romelu Lukaku pelo centro, e o atacante pensou que havia vencido a armadilha do impedimento para marcar o gol inicial – mas após uma revisão tardia do VAR o gol foi descartado por um impedimento marginal. 

Este é o primeiro gol anulado por um impedimento marginal, e aquele em que a escolha do quadro para o primeiro toque do jogador que passou a bola pode mudar a decisão. Um quadro antes e Lukaku provavelmente está no lado direito.

Portanto, quando estiver a apostar com dinheiro ou bónus, como o do código de bónus Betano 2021, não se esqueça desta possibilidade. Sempre que estiver em dúvida a respeito do resultado, aproveite a opção de cashout.

FAQ

Como funciona a nova regra da bola na mão?

A regra do handebol tem sido particularmente controversa, mas a nova lei – emendada pelo International Football Association Board (IFAB) em março – significa que se um jogador comete um handebol acidental na jogada que gera um gol – e tem que ser acidental, não deliberado – mas não marca, o gol de seu companheiro de equipe não será anulado.

Como será feita a distribuição assistentes de vídeo estarão presentes nas EURO 2020?

Ao lado de 18 equipes de árbitros, 22 árbitros foram nomeados para funções de VAR no EURO. Cada VAR estará acompanhado de um AVAR, que irá concentrar-se no acompanhamento do jogo, e um VAR de impedimento, que avaliará todas as situações de impedimento potenciais.

Por que o VAR é um tema tão controverso?

Uma linha de crítica foi direcionada à eficácia do sistema em atingir seu objetivo. Muitos acreditam que o VAR, como qualquer outro sistema de replay, falha em corrigir o erro humano e, em vez disso, só aumenta as controvérsias porque o julgamento humano ainda é necessário. A falta de transparência é outro ponto controverso, pois as equipes não têm como saber quais incidentes foram revisados pela equipe VAR.

A EURO 2020 é a primeira grande competição com VAR?

Não. O sistema VAR foi introduzido nas principais competições da liga europeia de futebol pela Bundesliga e pela Serie A no início da temporada 2017–18 e pela La Liga no início da temporada 2018–19. A FIFA aprovou oficialmente o uso do VAR para a Copa do Mundo 2018 e este torneio se tornou a primeira competição a usar o VAR na íntegra (em todas as partidas e em todas as instalações), com direito a várias polêmicas.

Deixe um comentário

3 × = 18